Pular para o conteúdo principal

Nota de Esclarecimento II - Em relação à Semana do Calouro.



A Semana dos Calouros de Psicologia 2014 vem recebendo inúmeras críticas, pena que somente nas redes sociais (facebook), já nos reunimos inúmeras vezes com os coordenadores do Capsi, discentes e até professores do nosso curso, para juntos organizarmos essa semana. Ela está sendo organizada com muito cuidado, por todos nós, sendo pensada na nossa área de atuação e no nosso código de ética.

Visita ao nosso Conselho Regional de Psicologia, debates sobre formação em psicologia (o que é iniciação científica, projetos de extensão, monitoria, estágios curriculares), convidaremos os programas de pós-graduação (PPGP e NTPC), discutiremos a atuação do Psicólogo nos CAPS, CRAS, CREAS, ESCOLAS PÚBLICAS (que para os que ainda não sabem são os principais mercados para psicólogos recém-formados), atualizaremos nossos calouros sobre os acontecimentos atuais em nossa universidade que atravessam nossa formação (EBSERH, por exemplo). Terá uma mesa onde convidaremos os grupos de estudos que fazem parte da Psicologia na UFPA (Transversalizando, LAAC, Gestalt, ACP, Sócio-Histórica...). Apresentaremos os eixos de nossa formação (CLÍNICA, ORGANIZAÇÃO, EDUCAÇÃO, SAÚDE E PESQUISA). Debateremos temas da Psicologia e Direitos Humanos, como Diversidade Sexual, Ditadura Militar, Políticas de Drogas, etc. Tem uma coisa sim que acredito que está incomodando, o espaço para discutirmos as Abordagens da Psicologia, que por sinal são inúmeras e nossa formação nos possibilita "formação" em apenas 4 das que existem (PSICODINÂMICA, GESTALT, ACP E COMPORTAMENTAL), não achamos que cabe a nós essa formação, afinal você irá tê-la no decorrer do curso, irá escolher ou ser escolhido por uma delas e irá qualificar-se na mesma. Pelo pouco tempo que tempos para o evento (4 dias) preferimos oferecer outras discussões pouco priorizadas em nossa formação (citadas acima).

Já sabíamos que íamos incomodar, inquietar, receber críticas, enfim, estamos fazendo o que um Centro Acadêmico deve fazer, estamos zelando ao nome que recebemos: NISE DA SILVEIRA. Nosso grande exemplo, nossa grande inspiração! 

ESTAMOS SENDO FORMADOS POR UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA, TODOS PAGAM NOSSA FORMAÇÃO, PESSOAS QUE NÃO TEM QUASE NADA, ESTÃO INVESTINDO EM NÓS, ME INDIGNA NÃO PENSAREM NISSO, ME INDIGNA NÃO DEVOLVERMOS A SOCIEDADE O QUE ESTÃO INVESTINDO EM MIM, EM NÓS! NOSSA PSICOLOGIA DEVERIA SER TODA SOCIAL!


Luto desde o início da graduação e continuarei lutando por uma psicologia com compromisso social, comprometida, ética, política!

Estou ansiosa por esta semana, que já recebeu o nome por um aluno da psi, SEMANA DO CALOURO MILITANTE, que por sinal adoramos a dica viu? Obrigada! 

Att, 
MARIANE BITENCOURT COUTO
COORDENADORA GERAL DO +Capsi UFPA 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Evento] Abordagem Sistêmica: Teoria e Aplicação

A abordagem sistêmica é, metodologicamente, um campo da psicologia que propõe solucionar problemas sob o olhar da Teoria Geral dos Sistemas e, se utiliza de conceitos de diversas ciências a respeito de um objeto de pesquisa específico. Neste caso, baseia-se na ideia de que cada objeto é possuidor de diferentes dimensões e aspectos, podendo ser estudado e entendido a partir de diversos pontos de vista. Portanto, cada problema possui elementos correlacionados, objetivos e um meio (ambiente). Ainda que muito estudada e aplicada, a Abordagem sistêmica ainda é pouco conhecida entre os estudantes de Psicologia da UFPA. A proposta deste texto é convidá-los a conhecer e/ou discutir sobre esta abordagem, fundamentando-nos sobre suas bases teóricas e suas aplicações.

Setembro Amarelo: Psicologia na Luta pela Prevenção ao Suicídio

Como parte da campanha de prevenção ao suicídio que caracteriza o mês de setembro, o Centro Acadêmico de Psicologia Nise da Silveira promove o evento "Setembro Amarelo: Psicologia na Luta pela Prevenção do Suicídio". A troca de vivências, a escuta e o debate são ferramentas fundamentais na luta pela prevenção de um problema tão delicado e ainda obscuro mas que demanda estratégias urgentes de enfrentamento e intervenção.  A ideia é reunir a comunidade e fomentar a discussão consciente e a disseminação de informação acerca dos diversos aspectos que atravessam e englobam a temática do suicídio nos dias de hoje e, sobretudo, da maneira como a Psicologia se posiciona (enquanto ciência e profissão) frente à subjetividade daqueles que estão em sofrimento mental. Estaremos também, em parceria com o grupo Latinos Unidos, recebendo doações de materiais de higiene em geral e fraldas descartáveis no momento do credenciamento do evento. Posteriormente, serão montados

POSSE GESTÃO C-MEAR.

Após um processo eleitoral de 2 dias com uma única chapa inscrita, no dia 24 de novembro (última terça) a Chapa C-mear tomou posse do CAPSI para a continuação das atividades. A gestão assumirá o CA até o final do ano de 2016, confira abaixo a lista de coordenadores:  -Coordenadoria Administrativa (Victória Reis, Ilana Rodrigues e Wenderson Santiago) -Coordenadoria de Comunicação (Ana Maria Esteves, Lilian Lameira e Ilana Rodrigues) -Coordenadoria Acadêmica (Ana Maria Esteves e Robert Rodrigues) -Coordenadoria Cultural (Lilian Lameira, Thiago Kazu e Victória Reis) -Coordenadoria de Esportes (Icaro Gomes e Íris Silva) -Coordenadoria de Finanças (Bianca Cardoso, Luciano Palheta e Thaynara Amorim) -Coordenadoria de Relações Políticas (Robert Rodrigues, Samara Milhomen e Weverton Rodrigues) -Coordenadoria Geral (Thaynara Amorim)