Pular para o conteúdo principal

Ata da Assembleia Geral (07/05/2013)


Com início às 12h30, a Assembleia Geral dos Estudantes de Psicologia teve os seguintes pontos de pauta: (1) Informes; (2) Balanço e entrega da gestão Particip[AÇÃO] (2012/2013); (3) Sorteio do forró; (4) Apoio financeiro à II JEPSI; (5) Formação da Comissão Eleitoral.
Informes: Silvia Guerreiro, coordenadora do DCE-UFPA, apresentou propostas da Chapa 3 para a eleição dos delegados do 53º Congresso da UNE.
Balanço de Gestão: Fernanda Isobe relatou sobre a evasão de coordenadores do CAPsi, onde, no final, só restaram ela mesma e Joel Castro. Reclamou sobre a ausência estudantil em participação, busca e reivindicação de atividades e benefícios, exceto no que dizia respeito às carteirinhas estudantis.
Joel Castro enfatizou os problemas que houveram durante e após a greve de 2012, quando houve grande desmobilização estudantil e também relatou sobre um assalto que sofreu e o processo de ressarcimento da quantia, que ainda está ocorrendo.
Murilo Alves informou sobre a Copa do IFCH e os problemas que ocorreram devido à greve. Fez uma relação de materiais que foram adquiridos, quando foram, organizados alguns treinos, porém, devido à pouca adesão discente, foram cancelados.
Foram também relatados outros problemas na gestão como os furtos dentro da sede do CA e problemas com a chave da sala audiovisual, agravados pelos problemas financeiros que perduraram desde a gestão anterior. Hailton (CAFIL) e Murilo ainda contou sobre uma sala, no Bloco B, onde há uma sala de professores, na qual ficam chaves de salas de todos os blocos.
Entre pontos positivos da gestão, Fernanda e Joel destacaram que pontos básicos funcionaram bem como a Semana do Calouro, participação em eventos, carteirinhas estudantis e o trabalho representativo do CAPsi, como nas CEB's, reuniões do CONFAPSI, Congregação do IFCH, CONEB...
Apoio financeiro à II JEPSI: Os presentes aprovaram o apoio de R$ 210 à II Jornada de Estudos em Psicologia da UFPA, que servirão para custear a produção da arte de divulgação do evento.
Sorteio do Forró: As turmas 2009/2, 2010/2 e 2012/1 se candidataram. Após sorteio, a turma 2010/2 ficou encarregada de organizar o forró de Psicologia, no próximo dia 23 de maio.
Comissão Eleitoral: Os discentes Murilo Alves, Letícia Rodrigues e Thaynara Amorim manifestram-se para compor a Comissão Eleitoral e a Assembleia teve fim exatamente às 13h23.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Evento] Abordagem Sistêmica: Teoria e Aplicação

A abordagem sistêmica é, metodologicamente, um campo da psicologia que propõe solucionar problemas sob o olhar da Teoria Geral dos Sistemas e, se utiliza de conceitos de diversas ciências a respeito de um objeto de pesquisa específico. Neste caso, baseia-se na ideia de que cada objeto é possuidor de diferentes dimensões e aspectos, podendo ser estudado e entendido a partir de diversos pontos de vista. Portanto, cada problema possui elementos correlacionados, objetivos e um meio (ambiente). Ainda que muito estudada e aplicada, a Abordagem sistêmica ainda é pouco conhecida entre os estudantes de Psicologia da UFPA. A proposta deste texto é convidá-los a conhecer e/ou discutir sobre esta abordagem, fundamentando-nos sobre suas bases teóricas e suas aplicações.

Setembro Amarelo: Psicologia na Luta pela Prevenção ao Suicídio

Como parte da campanha de prevenção ao suicídio que caracteriza o mês de setembro, o Centro Acadêmico de Psicologia Nise da Silveira promove o evento "Setembro Amarelo: Psicologia na Luta pela Prevenção do Suicídio". A troca de vivências, a escuta e o debate são ferramentas fundamentais na luta pela prevenção de um problema tão delicado e ainda obscuro mas que demanda estratégias urgentes de enfrentamento e intervenção.  A ideia é reunir a comunidade e fomentar a discussão consciente e a disseminação de informação acerca dos diversos aspectos que atravessam e englobam a temática do suicídio nos dias de hoje e, sobretudo, da maneira como a Psicologia se posiciona (enquanto ciência e profissão) frente à subjetividade daqueles que estão em sofrimento mental. Estaremos também, em parceria com o grupo Latinos Unidos, recebendo doações de materiais de higiene em geral e fraldas descartáveis no momento do credenciamento do evento. Posteriormente, serão montados

CinePsi apresenta: As Cores da Utopia.

O  CinePsi  desta semana apresenta:  As cores da Utopia  (2011). Após a sessão, haverá uma discussão com a participação da psicóloga Jureuda Guerra.  Sinopse "O documentário  As Cores da Utopia  retrata a vida e a obra do artista plástico baiano Reginaldo Bonfim. A exclusão social de Bonfim devido a esquizofrenia, apesar de sua alta produtividade, é o ponto de partida para   que o filme estabeleça o questionamento: o que é normalidade? Onde se situa a verdadeira patologia? O longa sugere que a loucura envolve comportamentos que vão muito além daqueles estereotipados pela psiquiatria arcaica. E expõe o contra-senso daqueles que cometem as maiores atrocidades contra sua fonte de vida, a natureza, conduzem a humanidade ao caos, mas, apesar disso, se auto-classificam como “normais”. Esses mesmos indivíduos se julgam no direito de excluir da convivência social seus semelhantes, movidos apenas pela intolerância à diferença" (texto retirado do site oficial do filme). Direç