Cursos com base no método Keller (também chamado Sistema Personalizado de Ensino) apresentam vários e interessantes resultados e características, como a produção de uma distribuição invertida de notas finais (a maioria dos estudantes atingindo as maiores notas) e uma carga de trabalho para a elaboração e implementação de avaliações consideravelmente maior do que aquela envolvida em cursos tradicionais. No presente trabalho, propomos um modelo matemático para descrever o esquema de um curso feito de acordo com o método Keller. Este modelo prevê a evolução temporal da distribuição de alunos por unidade de conteúdo, prevê o efeito de inversão de notas finais e estabelece as condições em que este efeito pode ser observado. O modelo ainda provê uma estimativa da carga de trabalho gasta com a implementação de avaliações, de modo que ele pode ser uma ferramenta útil para quem está planejando ou interessado em investigações posteriores sobre cursos Keller.
O Prof. Danilo Alves é Doutor em Física (2002) pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, com tese na área de Teoria Quântica de Campos. É Professor Associado II da Universidade Federal do Pará, atuando na Faculdade de Física, no Programa de Pós-Graduação em Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem como tema de pesquisa (financiada com recursos CAPES/CNPQ) Teoria Quântica de Campos na presença de fronteiras, com foco no efeito Casimir dinâmico. Tem coordenado projetos (financiamento FINEP/CAPES/CNPQ) de desenvolvimento de interfaces computacionais de alta interatividade para aprendizagem de Matemática e Física.
Ministrante: Prof. Danilo T. Alves
Data: 04/12/2014 - Horário: 10h às 12h
Inscrições Gratuitas: no dia e local do evento
Local: Sala de aulas 17 do PPGNC/NTPC (UFPA)
Vagas: 30 - Certificado de participação
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