Pular para o conteúdo principal

Seminário de Pesquisa sobre a Carga de Trabalho e Distribuição de Notas no Ensino Individual de Keller

Cursos com base no método Keller (também chamado Sistema Personalizado de Ensino) apresentam vários e interessantes resultados e características, como a produção de uma distribuição invertida de notas finais (a maioria dos estudantes atingindo as maiores notas) e uma carga de trabalho para a elaboração e implementação de avaliações consideravelmente maior do que aquela envolvida em cursos tradicionais. No presente trabalho, propomos um modelo matemático para descrever o esquema de um curso feito de acordo com o método Keller. Este modelo prevê a evolução temporal da distribuição de alunos por unidade de conteúdo, prevê o efeito de inversão de notas finais e estabelece as condições em que este efeito pode ser observado. O modelo ainda provê uma estimativa da carga de trabalho gasta com a implementação de avaliações, de modo que ele pode ser uma ferramenta útil para quem está planejando ou interessado em investigações posteriores sobre cursos Keller.
O Prof. Danilo Alves é Doutor em Física (2002) pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, com tese na área de Teoria Quântica de Campos. É Professor Associado II da Universidade Federal do Pará, atuando na Faculdade de Física, no Programa de Pós-Graduação em Física e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem como tema de pesquisa (financiada com recursos CAPES/CNPQ) Teoria Quântica de Campos na presença de fronteiras, com foco no efeito Casimir dinâmico. Tem coordenado projetos (financiamento FINEP/CAPES/CNPQ) de desenvolvimento de interfaces computacionais de alta interatividade para aprendizagem de Matemática e Física.
Ministrante: Prof. Danilo T. Alves
Data: 04/12/2014 - Horário: 10h às 12h  

Inscrições Gratuitas: no dia e local do evento
Local: Sala de aulas 17 do PPGNC/NTPC (UFPA)

Maiores informações: 3201-7938 ou ppgnc@ufpa.br
Vagas: 30 - Certificado de participação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Evento] Abordagem Sistêmica: Teoria e Aplicação

A abordagem sistêmica é, metodologicamente, um campo da psicologia que propõe solucionar problemas sob o olhar da Teoria Geral dos Sistemas e, se utiliza de conceitos de diversas ciências a respeito de um objeto de pesquisa específico. Neste caso, baseia-se na ideia de que cada objeto é possuidor de diferentes dimensões e aspectos, podendo ser estudado e entendido a partir de diversos pontos de vista. Portanto, cada problema possui elementos correlacionados, objetivos e um meio (ambiente). Ainda que muito estudada e aplicada, a Abordagem sistêmica ainda é pouco conhecida entre os estudantes de Psicologia da UFPA. A proposta deste texto é convidá-los a conhecer e/ou discutir sobre esta abordagem, fundamentando-nos sobre suas bases teóricas e suas aplicações.

Setembro Amarelo: Psicologia na Luta pela Prevenção ao Suicídio

Como parte da campanha de prevenção ao suicídio que caracteriza o mês de setembro, o Centro Acadêmico de Psicologia Nise da Silveira promove o evento "Setembro Amarelo: Psicologia na Luta pela Prevenção do Suicídio". A troca de vivências, a escuta e o debate são ferramentas fundamentais na luta pela prevenção de um problema tão delicado e ainda obscuro mas que demanda estratégias urgentes de enfrentamento e intervenção.  A ideia é reunir a comunidade e fomentar a discussão consciente e a disseminação de informação acerca dos diversos aspectos que atravessam e englobam a temática do suicídio nos dias de hoje e, sobretudo, da maneira como a Psicologia se posiciona (enquanto ciência e profissão) frente à subjetividade daqueles que estão em sofrimento mental. Estaremos também, em parceria com o grupo Latinos Unidos, recebendo doações de materiais de higiene em geral e fraldas descartáveis no momento do credenciamento do evento. Posteriormente, serão montados

POSSE GESTÃO C-MEAR.

Após um processo eleitoral de 2 dias com uma única chapa inscrita, no dia 24 de novembro (última terça) a Chapa C-mear tomou posse do CAPSI para a continuação das atividades. A gestão assumirá o CA até o final do ano de 2016, confira abaixo a lista de coordenadores:  -Coordenadoria Administrativa (Victória Reis, Ilana Rodrigues e Wenderson Santiago) -Coordenadoria de Comunicação (Ana Maria Esteves, Lilian Lameira e Ilana Rodrigues) -Coordenadoria Acadêmica (Ana Maria Esteves e Robert Rodrigues) -Coordenadoria Cultural (Lilian Lameira, Thiago Kazu e Victória Reis) -Coordenadoria de Esportes (Icaro Gomes e Íris Silva) -Coordenadoria de Finanças (Bianca Cardoso, Luciano Palheta e Thaynara Amorim) -Coordenadoria de Relações Políticas (Robert Rodrigues, Samara Milhomen e Weverton Rodrigues) -Coordenadoria Geral (Thaynara Amorim)