Pular para o conteúdo principal

Curso de Doutorado em Psicologia da UFPA é aprovado pela Capes.

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Federal do Pará (UFPA), tem novo curso de pós-graduação aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Trata-se do Doutorado em Psicologia, sob coordenação da professora Ana Cleide Moreira, doutora em Psicologia, o qual terá primeira turma no próximo semestre deste ano.


A professora Ana Cleide explica que, “durante quarenta anos, desde a criação do curso de Graduação em Psicologia, em 1974, busca-se criar condições para um Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia”. O Mestrado foi aprovado em 2004 e é atuante desde 2005.

Com a implantação do PPGP, desenvolveu-se, na própria capital Belém, uma inovação para a formação acadêmica na pós-graduação, agora, sob a orientação de professores cujas linhas de pesquisa, ao mesmo tempo em que mantêm constante intercâmbio com importantes polos intelectuais do cenário nacional e internacional, encontram-se mais próximas da realidade sócio-histórica e cultural da Região Norte do País.

Linhas de pesquisa - Os estudos na Pós-Graduação em Psicologia da UFPA possuem duas linhas de pesquisa. A primeira, Psicanálise: teoria e clínica, tem por objeto a constituição do campo psicanalítico. Já a segunda, Psicologia, Sociedade e Saúde, estuda as categorias analíticas de abordagens teórico-metodológicas, a partir da perspectiva da interface entre psicologia e sociedade.

Importância – Segundo a professora, a criação deste curso em Psicologia vem cobrir uma lacuna histórica na área de Psicologia Clínica e Social. “Os problemas sociais e individuais que aguardam pesquisa sistemática são numerosos e vão desde o sofrimento psíquico das pessoas frente às adversidades da vida moderna, como a depressão, até o enfrentamento da violência que tem crescido muito em nossa cidade, em nosso Estado e causa intenso sofrimento em suas vítimas”, explica a professora.

“A implantação deste curso é um cumprimento de uma missão histórica para o quadro da Psicologia paraense, que poderá atingir seu apogeu na formação de profissionais comprometidos com a sociedade”, diz a docente. Ela também afirma que a articulação do PPGP com a Faculdade de Psicologia e com os Hospitais Universitários da UFPA é pertinente, pois a Região Amazônica vai se beneficiar com a capacitação de pesquisadores e profissionais para atender as demandas da área da Psicologia.

Edital – Serão ofertadas oito vagas para o Doutorado em Psicologia e o edital deve sair até junho. O curso está previsto para iniciar no próximo semestre letivo, dia 11 de agosto de 2014.

Confira a página eletrônica do PPGP para consultar informações sobre o histórico e objetivo do curso, docentes, discentes, funcionários e mais detalhes sobre as linhas de pesquisa que o compõem, bem como acerca de intercâmbios, financiamentos e eventos. Além disso, a página disponibiliza as dissertações defendidas no Programa para download, para auxiliar na divulgação do conhecimento produzido.

Fonte: Portal UFPA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Evento] Abordagem Sistêmica: Teoria e Aplicação

A abordagem sistêmica é, metodologicamente, um campo da psicologia que propõe solucionar problemas sob o olhar da Teoria Geral dos Sistemas e, se utiliza de conceitos de diversas ciências a respeito de um objeto de pesquisa específico. Neste caso, baseia-se na ideia de que cada objeto é possuidor de diferentes dimensões e aspectos, podendo ser estudado e entendido a partir de diversos pontos de vista. Portanto, cada problema possui elementos correlacionados, objetivos e um meio (ambiente). Ainda que muito estudada e aplicada, a Abordagem sistêmica ainda é pouco conhecida entre os estudantes de Psicologia da UFPA. A proposta deste texto é convidá-los a conhecer e/ou discutir sobre esta abordagem, fundamentando-nos sobre suas bases teóricas e suas aplicações.

Setembro Amarelo: Psicologia na Luta pela Prevenção ao Suicídio

Como parte da campanha de prevenção ao suicídio que caracteriza o mês de setembro, o Centro Acadêmico de Psicologia Nise da Silveira promove o evento "Setembro Amarelo: Psicologia na Luta pela Prevenção do Suicídio". A troca de vivências, a escuta e o debate são ferramentas fundamentais na luta pela prevenção de um problema tão delicado e ainda obscuro mas que demanda estratégias urgentes de enfrentamento e intervenção.  A ideia é reunir a comunidade e fomentar a discussão consciente e a disseminação de informação acerca dos diversos aspectos que atravessam e englobam a temática do suicídio nos dias de hoje e, sobretudo, da maneira como a Psicologia se posiciona (enquanto ciência e profissão) frente à subjetividade daqueles que estão em sofrimento mental. Estaremos também, em parceria com o grupo Latinos Unidos, recebendo doações de materiais de higiene em geral e fraldas descartáveis no momento do credenciamento do evento. Posteriormente, serão montados

POSSE GESTÃO C-MEAR.

Após um processo eleitoral de 2 dias com uma única chapa inscrita, no dia 24 de novembro (última terça) a Chapa C-mear tomou posse do CAPSI para a continuação das atividades. A gestão assumirá o CA até o final do ano de 2016, confira abaixo a lista de coordenadores:  -Coordenadoria Administrativa (Victória Reis, Ilana Rodrigues e Wenderson Santiago) -Coordenadoria de Comunicação (Ana Maria Esteves, Lilian Lameira e Ilana Rodrigues) -Coordenadoria Acadêmica (Ana Maria Esteves e Robert Rodrigues) -Coordenadoria Cultural (Lilian Lameira, Thiago Kazu e Victória Reis) -Coordenadoria de Esportes (Icaro Gomes e Íris Silva) -Coordenadoria de Finanças (Bianca Cardoso, Luciano Palheta e Thaynara Amorim) -Coordenadoria de Relações Políticas (Robert Rodrigues, Samara Milhomen e Weverton Rodrigues) -Coordenadoria Geral (Thaynara Amorim)