Pular para o conteúdo principal

Conselho Federal de Psicologia publica série de vídeos sobre Drogas e Cidadania.


Com a aprovação da lei orgânica de implantação da internação compulsória de usuários de crack, no estado de São Paulo, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou, uma série de vídeos informativos sobre o uso de drogas e as políticas aplicadas pelo Governo, além, é claro, de posicionar-se com possíveis soluções, mais viáveis que as chamadas “comunidades terapêuticas”.
Em animação, os cinco vídeos abrem espaço para um polêmico debate, afinal é clara a atual ineficiência do SUS em enfrentar adequadamente. De um lado, as comunidades terapêuticas têm apoio estatal e reforçam a sensação de segurança pública e social, porém, de outro, seu método de trabalho terapêutico é contestado por assemelhar-se aos tradicionais manicômios, utilizando-se da segregação social – recordando a luta antimanicomial.
Segundo a Comissão de Direitos Humanos do CFP, a política da RDC nº 29 (30/06/2009) reduz o usuário à condição de objeto e privado da cidadania, através de ações impostas.
De acordo com o presidente do CFP, Humberto Verona, a política pública de saúde já desenvolveu dispositivos clínicos e assistenciais como a redução de danos, os consultórios de rua, os Centros de Atenção Psicossociais Álcool e Drogas (CAPS AD) e outros recursos que são menos invasivos e violentos, que têm mostrado resultados importantes na abordagem e no cuidado com os usuários, respeitando sua autonomia e liberdade.
Defensores e as próprias Comunidades Terapêuticas defendem-se, afirmando ser um trabalho pensado para a segurança do indivíduo, visando neutralizar ou enfraquecer o comércio de substâncias psicoativas e oferecer infraestrutura básica para seu desenvolvimento psicossocial.
O CFP espera que os vídeos sejam instrumento para que psicólogos e, até mesmo, outros profissionais de áreas afins, possam discutir com profundidade o assunto. Vale a pena conferir, avaliar a polêmica e buscar ainda mais informações. Afinal, o uso e o comércio/tráfico de drogas influenciam diretamente em nosso meio.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Evento] Abordagem Sistêmica: Teoria e Aplicação

A abordagem sistêmica é, metodologicamente, um campo da psicologia que propõe solucionar problemas sob o olhar da Teoria Geral dos Sistemas e, se utiliza de conceitos de diversas ciências a respeito de um objeto de pesquisa específico. Neste caso, baseia-se na ideia de que cada objeto é possuidor de diferentes dimensões e aspectos, podendo ser estudado e entendido a partir de diversos pontos de vista. Portanto, cada problema possui elementos correlacionados, objetivos e um meio (ambiente). Ainda que muito estudada e aplicada, a Abordagem sistêmica ainda é pouco conhecida entre os estudantes de Psicologia da UFPA. A proposta deste texto é convidá-los a conhecer e/ou discutir sobre esta abordagem, fundamentando-nos sobre suas bases teóricas e suas aplicações.

Setembro Amarelo: Psicologia na Luta pela Prevenção ao Suicídio

Como parte da campanha de prevenção ao suicídio que caracteriza o mês de setembro, o Centro Acadêmico de Psicologia Nise da Silveira promove o evento "Setembro Amarelo: Psicologia na Luta pela Prevenção do Suicídio". A troca de vivências, a escuta e o debate são ferramentas fundamentais na luta pela prevenção de um problema tão delicado e ainda obscuro mas que demanda estratégias urgentes de enfrentamento e intervenção.  A ideia é reunir a comunidade e fomentar a discussão consciente e a disseminação de informação acerca dos diversos aspectos que atravessam e englobam a temática do suicídio nos dias de hoje e, sobretudo, da maneira como a Psicologia se posiciona (enquanto ciência e profissão) frente à subjetividade daqueles que estão em sofrimento mental. Estaremos também, em parceria com o grupo Latinos Unidos, recebendo doações de materiais de higiene em geral e fraldas descartáveis no momento do credenciamento do evento. Posteriormente, serão montados

POSSE GESTÃO C-MEAR.

Após um processo eleitoral de 2 dias com uma única chapa inscrita, no dia 24 de novembro (última terça) a Chapa C-mear tomou posse do CAPSI para a continuação das atividades. A gestão assumirá o CA até o final do ano de 2016, confira abaixo a lista de coordenadores:  -Coordenadoria Administrativa (Victória Reis, Ilana Rodrigues e Wenderson Santiago) -Coordenadoria de Comunicação (Ana Maria Esteves, Lilian Lameira e Ilana Rodrigues) -Coordenadoria Acadêmica (Ana Maria Esteves e Robert Rodrigues) -Coordenadoria Cultural (Lilian Lameira, Thiago Kazu e Victória Reis) -Coordenadoria de Esportes (Icaro Gomes e Íris Silva) -Coordenadoria de Finanças (Bianca Cardoso, Luciano Palheta e Thaynara Amorim) -Coordenadoria de Relações Políticas (Robert Rodrigues, Samara Milhomen e Weverton Rodrigues) -Coordenadoria Geral (Thaynara Amorim)