Pular para o conteúdo principal

Proex e Ceged têm inscrições gratuitas para a prática de esportes, na UFPA.


O excesso de atividades e obrigações está levando a população mundial ao sedentarismo. As pessoas têm cada vez menos tempo para se preocupar com a saúde e praticar exercícios físicos, em função dos compromissos profissionais, muitas vezes, considerados mais importantes do que os cuidados com uma vida saudável. Para melhorar essa situação, a Universidade Federal do Pará (UFPA) abre inscrições para o Projeto “Segundo Tempo Universitário”, com o objetivo de estimular a prática esportiva entre os estudantes da Instituição. São ofertadas 300 vagas para basquete, futsal, handebol e voleibol. A inscrição é gratuita.

Esta é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em parceria com o Centro de Estudos em Gestão Desportiva (Ceged), vinculado à Faculdade de Educação Física da UFPA. Segundo o coordenador do Projeto, professor Christian Costa, o Segundo Tempo Universitário (STU) faz parte de um Termo de Cooperação estabelecido entre a UFPA e o Ministério do Esporte, com a interveniência da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp). “O STU busca democratizar o acesso à prática esportiva da comunidade acadêmica nas universidades públicas, dando prioridade aos estudantes”, comenta o professor.

Todo o material esportivo foi adquirido por meio de pregão eletrônico realizado pela Fadesp. Os interessados podem se inscrever até esgotarem as 300 vagas, mas, se houver desistência de inscritos, serão substituídos por outras pessoas inscritas na “lista de espera”, para que não existam vagas ociosas. Cada aluno pode se inscrever somente em uma das modalidades. As atividades iniciam a partir de janeiro de 2013.

Inscrições – Para se inscrever, os interessados devem se dirigir à Secretaria do Ginásio de Esportes, Campus Básico da UFPA, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h. Basta apresentar cópia do RG e do certificado de matrícula que comprove o vínculo com a Universidade. Há turmas nos horários da manhã, tarde e no intervalo do almoço. O cronograma com os horários específicos de cada modalidade está disponível no site do Ceged.

Projeto - O Ceged tem sua origem relacionada à Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), em Portugal, onde o professor defendeu o doutorado e foi certificado no Diretório de Grupos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, em março de 2009. O professor Christian Costa coordena o Grupo com o apoio do professor José Pedro Sarmento de Rebocho Lopes, diretor do Gabinete de Gestão Desportiva da FADEUP.

O Grupo busca oferecer, no futuro, os serviços desportivos à comunidade de fora da Universidade, para incentivar também a população da capital. “Direta ou indiretamente, o esporte está presente no cotidiano de todos nós. O desafio é cada vez mais transformarmos pessoas sedentárias em indivíduos mais saudáveis, sem necessariamente haver preocupação com resultados expressivos em termos de desempenho atlético”, afirma o professor.

Serviço:
Inscrições para o “Segundo Tempo Universitário”
Local: Secretaria do Ginásio de Esportes, Campus Básico da UFPA, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h.
Período: até preencher as 300 vagas do Projeto.
Inscrições gratuitas.
Informações: 3201.7506
Para mais informações, acesse o site do Ceged.

Fonte: Thaís Siqueira – Assessoria de Comunicação da UFPA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Evento] Abordagem Sistêmica: Teoria e Aplicação

A abordagem sistêmica é, metodologicamente, um campo da psicologia que propõe solucionar problemas sob o olhar da Teoria Geral dos Sistemas e, se utiliza de conceitos de diversas ciências a respeito de um objeto de pesquisa específico. Neste caso, baseia-se na ideia de que cada objeto é possuidor de diferentes dimensões e aspectos, podendo ser estudado e entendido a partir de diversos pontos de vista. Portanto, cada problema possui elementos correlacionados, objetivos e um meio (ambiente). Ainda que muito estudada e aplicada, a Abordagem sistêmica ainda é pouco conhecida entre os estudantes de Psicologia da UFPA. A proposta deste texto é convidá-los a conhecer e/ou discutir sobre esta abordagem, fundamentando-nos sobre suas bases teóricas e suas aplicações.

Setembro Amarelo: Psicologia na Luta pela Prevenção ao Suicídio

Como parte da campanha de prevenção ao suicídio que caracteriza o mês de setembro, o Centro Acadêmico de Psicologia Nise da Silveira promove o evento "Setembro Amarelo: Psicologia na Luta pela Prevenção do Suicídio". A troca de vivências, a escuta e o debate são ferramentas fundamentais na luta pela prevenção de um problema tão delicado e ainda obscuro mas que demanda estratégias urgentes de enfrentamento e intervenção.  A ideia é reunir a comunidade e fomentar a discussão consciente e a disseminação de informação acerca dos diversos aspectos que atravessam e englobam a temática do suicídio nos dias de hoje e, sobretudo, da maneira como a Psicologia se posiciona (enquanto ciência e profissão) frente à subjetividade daqueles que estão em sofrimento mental. Estaremos também, em parceria com o grupo Latinos Unidos, recebendo doações de materiais de higiene em geral e fraldas descartáveis no momento do credenciamento do evento. Posteriormente, serão montados

CinePsi apresenta: As Cores da Utopia.

O  CinePsi  desta semana apresenta:  As cores da Utopia  (2011). Após a sessão, haverá uma discussão com a participação da psicóloga Jureuda Guerra.  Sinopse "O documentário  As Cores da Utopia  retrata a vida e a obra do artista plástico baiano Reginaldo Bonfim. A exclusão social de Bonfim devido a esquizofrenia, apesar de sua alta produtividade, é o ponto de partida para   que o filme estabeleça o questionamento: o que é normalidade? Onde se situa a verdadeira patologia? O longa sugere que a loucura envolve comportamentos que vão muito além daqueles estereotipados pela psiquiatria arcaica. E expõe o contra-senso daqueles que cometem as maiores atrocidades contra sua fonte de vida, a natureza, conduzem a humanidade ao caos, mas, apesar disso, se auto-classificam como “normais”. Esses mesmos indivíduos se julgam no direito de excluir da convivência social seus semelhantes, movidos apenas pela intolerância à diferença" (texto retirado do site oficial do filme). Direç