Pular para o conteúdo principal

Clínica de Psicologia volta a ofertar Plantão Psicológico na UFPA


Texto: Paloma Wilm – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre Moraes
A Clínica de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) já voltou a realizar atendimentos no Plantão Psicológico. O Plantão funciona todas as terças e quintas, das 8h às 12h, e das 14h às 18h.
Coordenado pelo professor Emanuel Meireles, o Plantão Psicológico funciona na Clínica desde agosto de 2010. Ele foi suspenso em dezembro de 2011, devido a alguns ajustes institucionais que estavam sendo feitos. Retornando agora, em março, a iniciativa passou de Projeto de Pesquisa para Projeto de Extensão.
Sem custo - O atendimento é gratuito e qualquer pessoa acima de 16 anos pode procurar a Clínica. Os atendimentos psicoterápicos ofertados pela Clínica-Escola não possuem longa duração. O seu objetivo principal é fazer atendimentos imediatos, de acordo com a urgência dos problemas. “Às vezes, a pessoa só está interessada em falar daquele problema que a está incomodando naquele momento. Se passar muito tempo para serem atendidas, elas podem não precisar mais de atendimento, pois já passou aquela urgência. Aqui, elas não ficam esperando o momento de o atendimento acontecer, elas resolvem logo as suas questões”, afirma o professor.
Importância - O professor Emanuel conta que o Projeto é muito importante pelo fato de abrir para a população a alternativa de um atendimento que ainda não existia no Pará. Além disso, conta que “um detalhe relevante é que o estudante de Psicologia, quando tem que fazer o seu estágio em Psicologia Clínica, ele, tradicionalmente, atende uma pessoa durante o estágio. O Plantão oferece-lhe a oportunidade de entrar em contato com uma diversidade de demanda muito maior. Então, a nossa aposta é que isso favorece muito a formação de um terapeuta.”
“O Projeto é muito bom para a nossa formação. Logo que chegamos à Clínica, ficamos, primeiramente, na supervisão, acompanhando os casos e vendo o funcionamento. Isso é muito bom para o nosso crescimento profissional, pois, muitas vezes, ainda temos aquele medo ao ficar diante de um paciente. O Plantão Psicológico nos ajuda a superar isso, é uma experiência que nos enriquece”, conta Gabriela Ribeiro, estagiária da Clínica de Psicologia há pouco mais de um ano.
Funcionamento – A Clínica possui, atualmente, 15 estagiários, que trabalham no atendimento. Em média, de cinco a dez pessoas buscam o Plantão Psicológico. A meta é atingir, anualmente, uma quantidade de 150 pessoas. Mas esse número deve ser ultrapassado, levando em consideração que, no primeiro ano do Projeto, foram realizados cerca de 250 atendimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Evento] Abordagem Sistêmica: Teoria e Aplicação

A abordagem sistêmica é, metodologicamente, um campo da psicologia que propõe solucionar problemas sob o olhar da Teoria Geral dos Sistemas e, se utiliza de conceitos de diversas ciências a respeito de um objeto de pesquisa específico. Neste caso, baseia-se na ideia de que cada objeto é possuidor de diferentes dimensões e aspectos, podendo ser estudado e entendido a partir de diversos pontos de vista. Portanto, cada problema possui elementos correlacionados, objetivos e um meio (ambiente). Ainda que muito estudada e aplicada, a Abordagem sistêmica ainda é pouco conhecida entre os estudantes de Psicologia da UFPA. A proposta deste texto é convidá-los a conhecer e/ou discutir sobre esta abordagem, fundamentando-nos sobre suas bases teóricas e suas aplicações.

Setembro Amarelo: Psicologia na Luta pela Prevenção ao Suicídio

Como parte da campanha de prevenção ao suicídio que caracteriza o mês de setembro, o Centro Acadêmico de Psicologia Nise da Silveira promove o evento "Setembro Amarelo: Psicologia na Luta pela Prevenção do Suicídio". A troca de vivências, a escuta e o debate são ferramentas fundamentais na luta pela prevenção de um problema tão delicado e ainda obscuro mas que demanda estratégias urgentes de enfrentamento e intervenção.  A ideia é reunir a comunidade e fomentar a discussão consciente e a disseminação de informação acerca dos diversos aspectos que atravessam e englobam a temática do suicídio nos dias de hoje e, sobretudo, da maneira como a Psicologia se posiciona (enquanto ciência e profissão) frente à subjetividade daqueles que estão em sofrimento mental. Estaremos também, em parceria com o grupo Latinos Unidos, recebendo doações de materiais de higiene em geral e fraldas descartáveis no momento do credenciamento do evento. Posteriormente, serão montados

POSSE GESTÃO C-MEAR.

Após um processo eleitoral de 2 dias com uma única chapa inscrita, no dia 24 de novembro (última terça) a Chapa C-mear tomou posse do CAPSI para a continuação das atividades. A gestão assumirá o CA até o final do ano de 2016, confira abaixo a lista de coordenadores:  -Coordenadoria Administrativa (Victória Reis, Ilana Rodrigues e Wenderson Santiago) -Coordenadoria de Comunicação (Ana Maria Esteves, Lilian Lameira e Ilana Rodrigues) -Coordenadoria Acadêmica (Ana Maria Esteves e Robert Rodrigues) -Coordenadoria Cultural (Lilian Lameira, Thiago Kazu e Victória Reis) -Coordenadoria de Esportes (Icaro Gomes e Íris Silva) -Coordenadoria de Finanças (Bianca Cardoso, Luciano Palheta e Thaynara Amorim) -Coordenadoria de Relações Políticas (Robert Rodrigues, Samara Milhomen e Weverton Rodrigues) -Coordenadoria Geral (Thaynara Amorim)