Atas

GESTÃO C-MEAR


[ATA ASSEMBLEIA GERAL]: 01 de Fevereiro de 2016
*Informes 

*Mudança no estatuto 
- Thaynara Amorim explicitou a situação da divulgação e construção dos forrós do vadião, em que muitas vezes é utilizada a sexualiaçao da mulher e nomes pejorativos que fazem alusão à abuso e violência. A proposta é que se acrescente uma parte de vetos no estatuto quanto a essas questões impróprias de divulgação.
- Samara Milhomem explicou a situação das punições para as turmas que não respeitarem os limites de divulgação e contou casos de turmas que já foram punidas pelo DCE, não podendo mais participar de outros sorteios fome forró. Isso ainda não está no estatuto do DCE, foi apenas decidido em CEB. Questão de uma semana integrada que utilizaram foto de uma mulher de biquíni para divulgação do evento. 
- Levantaram questões sobre o CAPSI fiscalizar as artes antes das mesmas serem divulgadas. Também ocorreu um contraponto de ideias e sugeriram que cabe as turmas se responsabilizarem pelas suas artes e consequentemente pela punição.
- Robert Rodrigues sugeriu que seja formada uma comissão para pensar melhor sobre a alteração do estatuto.
-Thaynara Amorim comunicou que o CAPSI ficará dois 2 forrós esse semestre. Fabiana Silva frisou que os forrós são do Capsi, mas a entidade abre vagas para as comissões de formatura. A coordenadora comunicou a alteração em relação ao tempo de gestão no Capsi, proposto alterar para 1 ano ao invés de 2 semestres letivos. A aprovação da criação da comissão foi unânime.
- Comissão: Samara Milhomem, Robert Rodrigues, Thaynara Amorim.


*Entrada de Membros na gestão 

-Rebeca Coelho se apresentou para as pessoas que estavam na assembleia e contou do seu interesse em participar da gestão. Foi aprovada sua entrada unanimemente na assembleia.
-Paula também se apresentou para os presentes e explicou seu interesse em construir a gestão do Capsi. A sua entrada foi aprovada unanimemente pelos presentes.

*Novos Conselheiros CONFAPSI
- Thaynara Amorim explicou o que é a entidade CONFAPSI
- Houve explicação sobre a importância do Conselho e da nossa participação, e também sobre a questão paritária.
-Explicações sobre CONDIPSI
-Conselheiros: Lilian Lameira, Ilana Rodrigues, Thaynara Amorim, Samara Milhomem, Rebeca Coelho, Letícia Rodrigues, Brenda Figueiredo, Isabele Severino, Robert Rodrigues, Ana Maria Esteves.
-Suplente: Fabiana Silva, Victoria Reis, Paula Barroso.

*Nota de Apoio à Situação do Bloco J
- Robert Rodrigues fez o relato dos últimos acontecimentos. O Mocimento Novos Rumos mesmo não tendo vencido as eleições do CADEL, resolveu continuar suas atividades e realizaram um sarau em alusão ao dia da visibilidade trans. Um participante do sarau fez um stencil na parede do bloco J com os sprays que tinham trazido, e pouco tempo depois pessoas começaram a escrever nos blocos. Algumas frases eram coerentes, porém outras eram ofensivas. As pessoas que mesmo não tendo participado diretamente das ações foram hostilizadas e vídeos começaram a ser divulgado inclusive em rede regional de televisão aberta. 6 pessoas estão sofrendo sanções administrativas, o CADEL entrou com um documento pela PROAD pedindo a expulsão das pessoas envolvidas da universidade. O Bloco J já foi limpado pelos envolvidos na ação, provavelmente os alunos não vão ser sancionados, alguns já conversaram com o reitor e segundo o mesmo a probabilidade de expulsão e muito baixa, mas ainda haverá a reunião do Conselho para apurar os casos. 
- Foi deliberado unanimemente que o CAPSI deve se posicionar quanto a situação em defesa dos estudantes que estão sendo prejudicados segundo interesses ideológicos de terceiros.
- Robert explicou que os envolvidos já fizeram sua autocrítica e de certa forma reconheceram sua responsabilidade.
- Weverton comentou sobre a legitimação de atos políticos, legalidade e a criminalização de movimentos. Sugeriu a criação de uma comissão para redigir a nota.
- Weverton Ruan, Samara Milhomem, Robert Rodrigues.
-Foi deliberado que a nota será construída pela gestão.

*Situação Professora Iracema
- Situação exposta: a professora não ia lecionar para a turma da tarde e simplesmente deixou de aparecer.
- Recentemente entrou com licença médica e corre processos administrativos na FAPSI
- Outras turmas também estão com problemas com essa professora (2• tarde e 8•, 4• tarde)
- Uma aluna informou que a aposentaria da professora sairá em 3 meses e está afastada para resolver processos administrativos. Essa aluna disse que já havia negociado com a professora e sua turma, porém sem êxito. 
-Samara Milhomem explicou que sua turma teve uma reunião com as diretoras da faculdade e logo após já houve um conflito de informações quanto a situação da professora. A professora disse abertamente aos alunos que não se garantiria em dar a disciplina e que já queria se aposentar, mas que apesar disso ela passaria a disciplina. Porém, depois disso a professora nunca mais apareceu.
-Durante a assembleia, a professora apareceu perguntando de sua turma que deveria estar na sala ao lado, mesmo estando administrativamente de licença médica. 
-Fabiana explicou que a professora daria a disciplina Processos de Sujetivação pois conversou de maneira tranquila com a turma da aluna mas mesmo assim ela nunca apareceu. Provavelmente a professora atuará até o final de abril.
- Iana contou que em 4 horários a professora pediu para a turma fazer uma redação sobre o que eles achavam ser direitos humanos, além de levar a aula relatando de sua experiência no Ministério Público.
- Thaynara perguntou se os alunos topavam levar essas demandas para o confapsi para haver a retirada da professora Iracema e os alunos fizessem a disciplina em outro período.
- Sugestão que os presentes na assembleia levem as questões para suas turmas e depois traga as demandas para o CAPSI.
- Fabiana explicou a situação das subcomissões da fapsi e da importância da participação discente.

Estavam presentes: Thaynara Amorim, Rebeca Miriam Siqueira Coelho, Antônio Augusto, Letícia Rodrigues, Fabiana Silva, Brenda Figueiredo, Camila Neves, Karoline Corrêa, Izabelly Severino, Fabrício França Siqueira, Ilana Rodrigues, Lilian Silva, Ana Maria Esteves de Lima, Paula Barroso, Íris Luciana, Victória dos Reis Costa, Robert Damasceno Rodrigues, Yana Wanzeller Granhen, Luciano Trindade, Weverton Rodrigues.







GESTÃO 'MOVIMENTE-C'




ASSEMBLEIA DE BALANÇO E ENTREGA GESTÃO MOVIMENTE-C
Data: 29/10/2015

- PAUTAS
*Informes
1- Balanço e entrega da gestão
2- Xerox
3- Remanejamento para o prédio novo
4- Comissão Eleitoral
5- Situação dos blocos

Discentes Presentes: Fabrício França Siqueira, Tatiane Moraes chagas, Ana Maria Esteves, Lucas Lacerda Cunha, Ícaro gomes Pereira, Wenderson Barros, Lilian Lameira, Thaynara Amorim, Samara Milhomem, Ingrid Silva dos Santos, Victória Reis, Letícia Rodrigues, Hellen Freitas, Carliane Gonçalves, Fabiana Silva, Joel Castro, Matheus Pojo,

*Informes

- Situação dos Restaurantes Universitários da UFPA (baixo-assinado por melhorias);
- Lei antiterrorismo foi aprovada no Senado;
- Ato Fora Cunha às 17hrs na Praça do operário, dia 29/10;
- Ato 1 ano da Cachina nas Periferias de Belém dia 4/11 no CAN.


1- Balanço e entrega da gestão
- A gestão voltou a reunir o CONDIPSI (Conselho dos Discentes de Psicologia);
- Elogios à Semana do Calouro 2015;
- Muitas conquistas no CONFAPSI (Conselho da Faculdade de Psicologia): vaga de concurso para Psicologia da Saúde, ACP, gestalt e Psicanálise;
- House zelo pelo espaço físico;
-Inserção em espaços políticos e de discussão;
- Não fizemos mobilização cultural;
- Reestruturamos as finanças do CAPSI;


3- Remanejamento para o prédio novo
- Não tem espaço para CA no novo prédio;
- ter estratégia e união entre os discentes;
- Não está havendo articulação do Movimento estudantil para a garantia dos espaços pra CA's. Muitas famílias que trabalham nas Xerox's dos blocos sairão prejudicados. Haverá demolição dos prédios e ficará assim por falta de verbas. Devemos pensar em estratégias de ocupação e preservação de nossos espaços de resistência;
- Estratégias de ocupação dos blocos, alusão à moradia estudantil e crítica à demolição dos blocos para fazer estacionamento;
- Superar os limites do espaço físico para o CA;
- Dificuldade de atrair os alunos;
- Possibilidade de conseguir a planta do prédio para tomar conhecimento das salas;
- A xerox de Psicologia recebeu um boleto da Prefeitura do Campus;
- Não conhecemos a articulação para o funcionamento do novo prédio;
- Muitos assuntos permeiam o remanejamento;
- o curso de geografia será remanejado para um prédio já existente no Campus;
- A verba existente pro IFCH era de R$ 600,00 para cada setor até final do ano, ou seja, não há como fazer manutenção do bloco;
- Não há interesse político para a melhoria da universidade;
- É interessante para a reitoria que os CAs estejam desmotivados;
- Como fazer o sentimento de organização repercutir entre os alunos;
- Fazer articulações com o Movimento pelo Novo Básico;
- A Escola Experimental de Primatas está sentindo o corte de verbas: qualquer dinheiro que entra é somente para a alimentação dos macacos. os próprios diretores desembolsam dinheiro para a manutenção do laboratório;
- Em 2013 começaram as articulações do Movimento Novo Básico e houve um estudo para entender as articulações da universidade;
- É preciso ir além do Novo básico e passar a estudar nossa situação na Amazônia como um todo, considerando o contexto em que vivemos;
- Foi proposto um ponto de organização com outros CAs e houve explanação do racha do Movimento Novo Básico;
- Foi criada uma comissão de organização: 5/11 às 12horas na sala do CAPSI.

4- Comissão Eleitoral
Às 14:05 do dia 29 de outubro de 2015, Fabiana Silva, Ana Maria Esteves e Thaynara Amorim entregaram suas chaves do CAPSI dando fim à gestão Movimente-C.

Nomes para a Comissão Eleitoral: Joel Castro e Lucas Lacerda.





Data: 31/03/2015
Às 12:45h da data acima especificada iniciou-se a segunda Assembleia Geral desde Centro Acadêmico de Psicologia. Estavam presentes: Letícia da Silva Rodrigues, Thais Lorena, Yasmin Farias, João Paulo Nogueira, Antônio Augusto, Izabelly Severino, Renata Freitas, Cristian Warley, Camila Neves da Silva, Victoria Elmira, Samara Milhomem, Aline Macedo, íris Luciana, Adriane Queiroz, Luisa leão, Carlos Joaquim Rocha, Victor Henrique, Jade Loiuse, Carolina Ventura, Weverton Rodrigues, Kelly Wanessa, Silviane Couto, Fabrício França Siqueira, Rayner Sousa, Matheus Tavares, Antônio Anderson, Fabiana de Lima e Silva. Pontos de pauta: 1- Informes; 2- Novos Representantes Discentes para a CONFAPSI; 3- Retirada carteirinha; 4- Vaga de concurso para professor. Os informes dados foram: a) Discussão dia 01/04 sobre a legislação da maconha (descriminalização da maconha); b) Reunião sobre projetos integrados dia 01/04 às 11:30h na sala dos professores. Foi deliberada uma proposta com os nomes para representantes discentes, são estes: Ama Maria Esteves, Fabiana Silva, Letícia Rodrigues, Weverton Rodrigues, Thaynara Amorim, Augusto Calixto, íris, Victor, Adriane e Joaquim Rocha; e para suplentes: Maiana Reis, Reneé Santa brígida, Elizabeth Quaresma e Antônio Anderson. Houve um esclarecimento de dúvidas quanto ao CONFAPSI, posteriormente a votação foi unânime para os novos conselheiros. Houve esclarecimentos sobre a tentativa de monopolizar a carteirinha estudantil exercida pela UNE, porém ficou decidido que o próprio Centro Acadêmico irá se responsabilizar pela retirada das mesmas já que a votação foi unânime. Foi dado um parecer referente á vaga do concurso e a discussão quanto à necessidade de professor em diversas áreas foi estabelecida. A primeira proposta lançada por Joaquim Rocha foi de que o concurso seja para Psicopatologia desde que a proª. Adelma assine um termo de compromisso para ministrar as aulas de Gestalt. A segunda e terceira proposta foram de vaga para Psicologia da Saúde e Gestalt, respectivamente. Quando aberta a votação, 18 alunos votaram para Gestalt e 2 votaram para Psicopatologia. A Assembleia deliberou que os conselheiros discentes da faculdade levem para a CONFAPSI a escolha da vaga de concurso para Gestalt.







Data: 05/02/2015
Às 10h da data acima especificada iniciou-se a primeira Assembleia Geral deste Centro Acadêmico de Psicologia. Estiveram presentes: Fabiana Silva, Augusto Calixto, Flávia Câmara, Thais Costa, Raissa Christina, Bianca Cardoso, Ciro Cesar, Suellen Souza, Samilly Valadares, Jenni Velozo, Kateryne Jesus, Raissa Brito, Aline Arai, Claudia Helena, Jéssica Farias, Edna Cristina, Letícia Rodrigues, Ana Maria Esteves, Thaynara Amorim e Brenda Torres. Pontos de Pauta: 1- Semana do Calouro; 2- Balanço da gestão; 3- Comunicados; 4- O que ocorrer. Começamos conversando sobre a Semana do Calouro. No dia da habilitação (6 de fevereiro), programamos um tour para que os calouros conheçam a universidade, além da realização de algumas dinâmicas de apresentação. A Semana do Calouro foi acordada e algumas mudanças foram feitas pelos presentes: a) Aula Magna pela manhã e durante a tarde haverá uma roda de conversa sobre as abordagens da Psicologia (9 de fevereiro); b) Roda de conversa com a diretora da Faculdade de Psicologia, Niamey Granheen, e posteriormente a exibição do curta "Preto no Branco" (10 de fevereiro); c) Mesa de Políticas Públicas pela manhã. Na parte da tarde será realizado um pick nick e mini Sarau. Foi decidido que os presentes na reunião ajudarão com os lanches durante a Semana do Calouro. Para os calouros que tiverem no mínimo 50% de presença será dado o certificado de 40 horas. Sobre a gestão foi discutida e votada a exoneração de Matheus Pojo de suas atividades (coordenadoria política) por envolver o CAPSI com a CST sem o acordo geral entre os membros da gestão. Além da exoneração de Hellen Freitas, Elizabeth Quaresma e Felipe Macedo. Foi proposto e votado o reajuste da mensalidade e da cota para R$200, e da cota de xerox para 300 cópias. Também foi proposto um contrato para o copista do Bloco C, e a retirada do mesmo se seus débitos não forem quitados até o fim do semestre. 























GESTÃO 'CAPSI EM MOVIMENTO'


Data: 30/09/2013
Às 18h07 da data acima especificada, iniciou-se a reunião ordinária deste Centro Acadêmico de Psicologia. Estiveram presentes os coordenadores Joaquim Rocha (Coordenador Acadêmico), Thaís Nogueira (Coordenadora de Comunicação), Bruno Jay Mercês de Lima (Coordenadoria indefinida), Cleyber Moreira (Coordenador Administrativo), as representantes discentes do CONDIPsi Maiana Reis (7º semestre), Raíssa Brito (6º semestre) e a aluna Irlana Lessa França.    Ausências justificadas: Abraão Melo (Coordenadoria indefinida), Adílson Félix (Coordenadoria de Esportes), Artur Couto (Coordenadoria de Relações Políticas e Coordenadoria Financeira interina), Mariane Bitencourt (Coordenadoria Geral), Fernanda Isobe (Coordenadoria Cultural), Luzia Poça (Coordenadoria Cultural), Antônio Anderson (Coordenadoria Acadêmica) e Sérgio Yukio Ribeiro (Representante Discente do CONDIPsi/2º semestre). Ausências não justificadas: Luiz Henrique Santana (Coordenador Acadêmico), Weverton Rodrigues (Coordenador de Relações Políticas) e Teresa Rocha (Representante Discente do CONDIPsi/8º semestre). Pontos de pauta: 1- Informes; 2- Mudança de espaço (planejamento); 3- Ato/Mobilização para manutenção no espaço físico do Bloco C; 4- Demanda dos alunos frente às atividades do CAPsi; 5- Oficialização da saída de Luiz Henrique Santana da coordenadoria acadêmica; 6- Proposta de pontos de pauta para reunião do CONDIPsi (07/10/2013); 7- Proposta de comissão para elaborar projeto para gerenciamento da sala audiovisual; 8- Sugestão de escala para captação de inscrições para carteirinhas de meia-entrada (período entre 01 e 04/10/2013);9-O que houver. A reunião não teve caráter deliberativo, por falta de quórum. Foi conduzida pelo Coordenador Administrativo Cleyber Moreira, que iniciou informando que o prazo de inscrições para carteirinha de meia-entrada foi prorrogado até 04/10/2013. Joaquim Rocha informou que será realizado um evento de orientação para elaboração de currículo Lattes, no Laboratório de Informática do IFCH com palestrante a ser confirmado, nos dias 23/10 (turno da manhã) e 24/10 (turno da tarde). No mês de Novembro será realizado um evento de instrução para manejo do portal de periódicos da CAPES, com data, horário e local a serem definidos. Outro evento proposto, dessa vez pela professora Eunice Guedes, diz respeito ao Dia Mundial de Saúde Mental. A reunião para construção desse evento será realizada no dia 02/10/2013, às 16h30, no Bloco E do Campus Básico. Os coordenadores Bruno Lima, Cleyber Moreira e Joaquim Rocha confirmaram presença nessa reunião de construção do evento, o qual deverá ser realizado somente no dia 18/10/2013, tendo em vista que já há outro evento programado para o dia 10/10/2013 (vigília pela Saúde Mental). Outro evento proposto pela professora Eunice Guedes está programado para o dia 22/10/2013 e diz respeito à Formação em Saúde e Atenção Básica. A ideia é que o CAPsi participe da construção desse evento, juntamente com a própria professora Eunice e a prof. Vera, do curso de Enfermagem. Foi informado também que, nos dias 16/10 e 17/10/2013, será realizado um seminário em alusão aos 25 anos do SUS. No dia 16/10, ocorrerão mesas e debates no ICJ, enquanto que no dia 17/10/2013, haverá um “aulão” na Reitoria, ministrado pela professora Flávia Lemos, com o tema “Por uma Saúde Padrão FIFA”. O Centro Acadêmico de Psicologia foi chamado para construir o evento, juntamente com o Centro Acadêmico de Nutrição (CANUT), Centro Acadêmico de História (CAHIS) e Centro Acadêmico de Enfermagem (CAENF). Bruno Lima informou que, no dia 09/10/2013, às 18h30, no Bloco C do Campus Básico, será realizado um evento intitulado “Por que PSOL?”, tendo com palestrante Pedro Fonteles. Mudança de espaço (planejamento): Foi reforçada a afirmação que já existe uma comissão formada para tratar da permuta do espaço físico entre o CAPsi e a MasterCopy (Xerox da sra. Lacy). Essa comissão é formada pelos discentes Artur Couto, Mariane Bitencourt, Fernanda Isobe, Carol Peixoto e Brenda... O material do Centro Acadêmico de Psicologia ficará armazenado no Centro Acadêmico de Ciências Sociais, no período entre 11/10/2013 e 18/10/2013, mediante acordo estabelecido entre o CACS e o Coordenador Administrativo do CAPsi, Cleyber Moreira. Deverão ser providenciadas caixas de papelão para organizar o material de pequeno porte, facilitando o transporte e o armazenamento. Ato/Mobilização para manutenção no espaço físico do Bloco C: Os reparos e consertos a serem feitos nas salas de aula do Bloco C estão sendo definidos e providenciados pelo Vice-Diretor da Faculdade de Psicologia, Jorge Moraes, e o Coordenador de Relações Políticas e Coordenador Financeiro Interino Artur Couto. Demanda dos alunos frente às atividades do CAPsi: Ficou sugerido que os representantes discentes (no momento, Maiana Reis, Raíssa Brito e Sérgio Ribeiro, bem como outros representantes que ingressem durante as próximas semanas no CONDIPsi) tragam as demandas para as reuniões do Conselho Discente de Psicologia (CONDIPsi). Oficialização da saída de Luiz Henrique Santana da coordenadoria acadêmica: Conforme proposto na Assembléia Geral Ordinária dos Estudantes de Psicologia, referendado pelo Estatuto do CAPsi que, em seu artigo 11, parágrafo 2º, determina que o conselheiro que obtiver 3 faltas consecutivas não justificadas nas reuniões do CONDIPsi seja automaticamente desligado de suas funções administrativas no Centro Acadêmico ou deliberativas no contexto do CONDIPsi (em se tratando de Representante Discente), bem como através de texto redigido pelo próprio Coordenador Acadêmico Luiz Henrique Santana, mediante contato mantido com o Coordenador Administrativo Cleyber Moreira via rede social “Facebook”, no dia 19/09/2013, às 23h28, transcrito a seguir: “(...) Imagino que minhas ausências às reuniões sejam um incômodo e talvez colaborem para desestimular os demais membros. Quando conversei com o Arthur (sic), eu disse que tinha interesse em retornar ao CA para trabalhar em torno de dois projetos. Continuo trabalhando neles, mas devo concordar que não posso responder pelo grupo. Deste modo, abdico de minhas funções na coordenação acadêmica. Continuarei minhas atividades assumindo-as como paralelas e conduzindo-as no ritmo que posso hoje. Continuarei no CONFAPSI e me desligarei do conselho assim que meu vínculo com a UFPA for suspenso”, fica ratificada a saída de Luiz Henrique Santana da Coordenadoria Acadêmica do CAPsi. Proposta de pontos de pauta para reunião do CONDIPsi (07/10/2013, às 18h00): 1- Informes; 2- Eleição para Conselho Discente da Faculdade de Psicologia (CONFAPsi); 3- Situação das Salas do Bloco C; 4- O que ocorrer. Proposta de comissão para elaborar projeto para gerenciamento da sala audiovisual: Foi feita a sugestão de que a Comissão seja formada pela Representante Discente do 7º semestre Maiana Reis e pelo Coordenador Administrativo Cleyber Moreira. Sugestão de escala para captação de inscrições para carteirinhas de meia-entrada (período entre 01 e 04/10/2013): Terça-feira, 01/10/13: Cleyber Moreira (Manhã) e Liovanny Miranda e Thaís Nogueira (Tarde); Quarta-feira, 02/10/13: Thaís Nogueira (Manhã) e Cleyber Moreira (Tarde); Quinta-feira, 03/10/13: Bruno Lima (Manhã) e Liovanny Miranda (Tarde), Sexta-feira, 04/10/13: Thaís Nogueira (Manhã) e Joaquim Rocha, Liovanny Miranda e Cleyber Moreira (Tarde). A reunião foi encerrada às 19h55.


Data: 25/09/2013 - Assembleia Geral


Às 12h35 da referida data deu-se início a Assembleia Geral dos estudantes do curso de Psicologia. Estiveram presentes: Mariane Bitencourt (Coordenadora Geral/CAPsi), Thaís Nogueira (Coordenadora de Comunicação/CAPsi), Carlos Joaquim B. da Rocha (Coordenador Acadêmico/CAPsi), Antônio Anderson (Coordenador Acadêmico/CAPsi), Artur Couto (Coordenador de Relações Políticas/CAPsi), Weverton Rodrigues (Coordenador de Relações Políticas/CAPsi), Fernanda Isobe (Coordenadora Cultural/CAPsi), Luzia Poça (Coordenadora Cultural/CAPsi), Sérgio Ribeiro Ishigaki (Representante Discente/2º semestre), Maiana Reis (Representante Discente/7ºsemestre) e os alunos Anderson Castro, Ivanovich Duarte, Belanny Barbosa, Larissa Rosa, Sheily Gomes, Tarcila..., Anna Beatriz Lopes, Cleidson Felipe, William Oliveira, Adriana Araújo, Jéssica Modinne, Ana Carolina Peixoto, Brenda Nunes, Rebeca Siqueira e Géssica Lima.  Pontos de pauta: 1.Informes; 2.Entrada de novos membros no Centro Acadêmico; 3.Propostas para a estrutura de nova sala do CA; 4.Representantes discentes no CONFAPSI; 5. O que ocorrer. A Assembleia foi conduzida pela Coordenadora Geral Mariane Bitencourt. Mariane começou fazendo um informe sobre a limpeza da sala do CAPSI e o cuidado com o espaço e Anderson Castro sugeriu que essa questão fosse discutida no ponto de pauta 2. Artur Couto falou sobre o Seminário de Medicalização a ocorrer no dia 27/09. Anderson Castro falou sobre as lutas no Brasil pelo transporte público, as greves e manifestações e informou sobre o Acampamento do “Juntos”, a ocorrer nos dias 4, 5 e 6/10. Luzia Poça informou sobre a Roda de diálogos “Psicologia, Direitos Humanos e Meio ambiente” que acontece todas as quartas-feiras no Bloco C. Fernanda Isobe informou sobre a realização de um curso sobre redação acadêmica. Joaquim informou a realização de um evento conjunto pelo dia mundial da saúde mental. Artur informou sobre a posse da nova gestão do CRP a ocorrer no dia 27/09, às 19h na Computer Hall. Anderson informou sobre o Fórum de Saúde PA. Fernanda Isobe informou sobre a realização do Sarau “Os Outros” e da prévia do Rock Rio Guamá a ocorrer no dia 27/09. Entrada de novos membros no Centro Acadêmico: foi informada a oficialização da saída dos membros Fernanda Neta e Liovanny Alves que ocorreu no dia 16/09 na reunião do CONDIPSI e Adilson Félix, Bruno Lima e Abraão Melo foram indicados pelos membros do Centro Acadêmico como novos integrantes. Indicações aprovadas por unanimidade. Propostas para a estrutura de nova sala do CA: Mais uma vez foi debatida a questão aprovada na Assembléia de 14/06/2013 sobre a mudança de espaço físico entre a Mastercopy e o Centro Acadêmico. Anderson propôs a elaboração de um projeto de reestruturação a ser entregue à prefeitura, a exemplo do Centro Acadêmico de Letras, considerado inviável no momento pelos presentes. Foi definida uma comissão que ficará responsável pela troca dos espaços e pela estrutura da nova sala (Mariane Bitencourt, Fernanda Isobe, Artur Couto, Carol Peixoto e Brenda Nunes). Representantes discentes no CONFAPSI: foi decidido que a questão da freqüência será cobrada, que será realizada formação política dos conselheiros e demais interessados do curso e que os conselheiros serão atrelados, vide Estatuto do CAPSI, ao CONDIPSI. A reunião foi encerrada às 13h50.

Data: 16/09/2013

Às 18h17 da data acima especificada, iniciou-se a reunião ordinária deste Centro Acadêmico de Psicologia. Estiveram presentes os coordenadores Mariane Bitencourt (Coordenadora Geral), Fernanda Teixeira de Barros Neta (Coordenadora Administrativa), Cleyber Moreira (Coordenador Administrativo), Artur Couto (Coordenador de Relações Políticas), Weverton Rodrigues (Coordenador de Relações Políticas), Antônio Anderson (Coordenador Acadêmico), Thaís Nogueira (Coordenadora de Comunicação), Fernanda Isobe Lima (Coordenadora Cultural), Luzia Poça (Coordenadora Cultural), Liovanny Miranda (Coordenador Financeiro), os representantes discentes do CONDIPsi Sérgio Yukio Ribeiro (2º semestre), Raíssa Brito (6º semestre), Maiana Reis (7º semestre) e os alunos Murilo Alves, Abraão de Melo Júnior e Fabiana Silva. Ausência justificada: Joaquim Rocha (Coordenador Acadêmico). Ausências não justificadas: Luiz Henrique Santana (Coordenador Acadêmico) e Teresa Rocha (Representante Discente do CONDIPsi/8º semestre). Pontos de pauta: 1- Informes; 2- Definição de data, hora e proposta de pauta para a Assembleia Geral Ordinária; 3- Definição de data e horário para a reunião com os alunos de Psicologia sobre a permuta de espaço com a MasterCopy; 4- Definição de data, hora e periodicidade das reuniões do CONDIPsi; 5-Balanço do sarau “Eros & Psiquê”; 6- Escolha do discente para “Visita Campus”; 7- Oficialização das saídas de Fernanda Neta e Liovanny Miranda; 8- O que houver. A reunião foi conduzida pelo Coordenador de Relações Políticas Artur Couto. Cleyber Moreira informou que neste mesmo dia 16/09/2013 foram iniciadas as inscrições para a emissão das carteirinhas de meia-entrada. Ele mesmo ficou responsável pelo processo, recebendo auxílio dos representantes discentes Raíssa Brito (6º semestre), Maiana Reis (7º semestre), Sérgio Ribeiro (2º semestre), além dos coordenadores Mariane Bitencourt, Artur Couto e Antônio Anderson. O processo de inscrição vai até o dia 27/09/2013. Mariane informou que o CinePsi Itinerante, a ser realizado em Marituba, terá data, hora local e demanda logística confirmados posteriormente pelo coordenador acadêmico Joaquim Rocha. O representante discente Sérgio Ribeiro informou que a sala C1 apresenta os seguintes problemas: ar-condicionado com defeito e quadro magnético a ser trocado. O ar-condicionado da sala audiovisual também está com problema. A representante discente Raíssa Brito informou que o ar-condicionado da sala C3 também apresenta problemas, semelhante à fala de Maiana Reis sobre o mesmo aparelho, na sala C4. Luzia Poça informou que será realizada no dia 18/09/2013 uma roda de conversa intitulada “Diálogos entre Psicologia, Direitos Humanos e Meio Ambiente”, a partir das 18h20, no Bloco C do Campus Básico. Pediu auxílio do CAPsi para divulgação. Como último informe, Weverton Rodrigues afirmou que o curso de Psicologia não foi contemplado com a realização de forró no semestre vigente, por não ter sido sorteado no CEB Cultural realizado durante a tarde. Informou também que os cursos que divulgaram seus forrós mediante cartazes de cunho machista (segundo os próprios membros do Conselho de Entidades de Base) foram punidos com a retirada do direito de realização de forrós nesse semestre. Definição de data, hora e proposta de pauta para a Assembleia Geral Ordinária: Ficou definido que a Assembléia Geral será realizada no dia 25/09/2013, às 12h00, com a seguinte pauta: 1- Informes; 2- Oficialização da entrada de novos membros no Centro Acadêmico; 3- Mudança de espaço físico entre o CAPsi e a MasterCopy; 4- O que houver. Definição de data e horário para a reunião com os alunos de Psicologia sobre a permuta de espaço com a MasterCopy: Tal reunião será realizada na Assembléia Geral Ordinária, em data e hora especificados acima. Definição de data, hora e periodicidade das reuniões do CONDIPsi: Foi feita a proposta de que as reuniões do CONDIPsi sejam realizadas quinzenalmente, às segundas-feiras, alternando os horários entre 12h00 e 18h00, para contemplar tanto os alunos da manhã quanto os alunos da tarde. A proposta de periodicidade (quinzenal) será acrescida ao texto do Estatuto do CAPsi, documento a ser modificado em Assembléia Geral Extraordinária. O coordenador de Relações Políticas Artur Couto propôs que a Assembléia Geral de modificação do Estatuto seja realizada no mesmo dia que a Assembléia Geral ordinária (25/09/2013). Proposta foi submetida à votação e rejeitada por maioria absoluta de votos (12 a 1). A Assembléia Geral Extraordinária para modificação estatutária ficou para o dia 27/09/2013, às 12h00. Balanço do sarau “Eros & Psiquê”: Fernanda Isobe repassou os dados, ficando apenas sob responsabilidade de Liovanny Miranda apresentar a última prestação de contas, antes de sua saída definitiva da coordenação do CAPsi. Balanço aprovado. Escolha do discente para “Visita Campus”: O coordenador Administrativo Cleyber Moreira irá representar o curso de Psicologia na visita, no dia 01/10/2013, às 08h00. Oficialização das saídas de Fernanda Neta e Liovanny Miranda: Após um breve discurso dos coordenadores, foi oficializada a saída dos mesmos. A reunião foi encerrada às 20h21.

Data: 14/06/2013 - Assembleia Geral


Às 12h34 da data acima especificada, iniciou-se a Assembléia Geral dos Estudantes de Psicologia. Pontos de pauta: 1- Informes; 2- Indicação dos discentes para os Fóruns de deliberação do curso de Psicologia (CONFAPsi, IFCH e CEB); 3- Esclarecimentos e definição do posicionamento do CAPsi quanto ao ENEM como único modo de ingresso na UFPa; 4- Compra do Micro-ondas para o CAPsi; 5- O que ocorrer. Estiveram presentes 34 pessoas (reitero que a Sílvia, coordenadora-geral do DCE, esteve presente a reunião, porém não assinou a lista. Logo, tivemos 33 pessoas que assinaram a lista, mais a Sílvia). Lista de frequência anexada ao caderno de frequências. A reunião foi conduzida pelo Coordenador de Relações Políticas Artur Barbedo Couto, que iniciou informando aos presentes que foi realizada uma reunião com a gerência da MasterCopy para definir a proposta de permuta de espaço físico entre CAPsi e MasterCopy. O Sr. Lucival concordou com a troca, desde que o valor do aluguel fosse reduzido em 50% (de R$ 250,00 para R$ 125,00), ou então o CAPsi se responsabilizaria pelo pagamento de dois salários mínimos mensais pelos serviços prestados por eles. A proposta foi recusada, e foi elaborada uma contraproposta: o aluguel seria reduzido para R$ 180,00 e haveria negociação de valores relacionados a uma das centrais de ar refrigerado, de propriedade do Sr. Lucival. Este ficou de pensar e decidir acerca da contraproposta, informando ao Centro Acadêmico sua decisão nos próximos dias. Os alunos presentes na Assembléia se colocaram a favor, por unanimidade, da contraproposta (mudança de espaço físico com redução do valor do aluguel). Em relação à formação da Comissão para Revisão do Estatuto do Centro Acadêmico, ficou decidido que a mesma será composta pelos coordenadores do CAPsi Antônio Anderson, Artur Barbedo Couto, Cleyber Moreira da Silva e Letícia Rodrigues. Antônio Anderson informou que a reunião para definição de equipe e atividades da FeiVest 2013, que ocorrerá entre os dias 26 e 28 de Junho, na UFPa, será realizada na segunda-feira, 17/06/2013, às 12h00, no bloco C do Campus Básico. Artur Couto informou que a escala com os horários onde cada membro do CAPsi estará atuando no bloco já está disponível na porta da sala do Centro Acadêmico. Em seguida, a aluna Rityelly Aline expôs o caso em que a mesma foi vítima de má vontade expressa pela professora Tereza Cristina, docente da disciplina “Genética”, no que diz respeito à adequação do material didático e material das avaliações para facilitar sua assimilação do conteúdo ministrado e sua aquisição de conhecimento, pois a mesma possui uma deficiência visual. Após o relato da aluna, foi deliberado que o Centro Acadêmico vai elaborar uma carta de repúdio às atitudes da docente. Além disso, o aluno Joaquim Rocha sugeriu que seja feita uma denúncia junto a Ouvidoria da UFPa e Artur Couto propôs a realização de um CinePsi e de uma mesa-redonda para debate e proposições acerca do tema “Inclusão”. Ideias aprovadas pelos presentes. Mariane Batista informou que será realizada na terça-feira, dia 18/06/2013, às 12h00, uma reunião a ser presidida pela coordenadora administrativa Fernanda Neta, com objetivo de verificar o interesse das comissões de formatura do curso em participar do “Arraiá D’ocê”, no que tange às vendas para angariar fundos para as respectivas comissões. O ponto de pauta que trata da proposta de aquisição de um forno micro-ondas foi antecipado. Tal compra foi aprovada por unanimidade e será viabilizada mediante a venda de rifas, custando cada rifa o valor de R$ 1,00, e tendo, como prêmio, um pendrive de 32 GB. Foi abordada também a necessidade de se providenciar a resolução do problema relacionado à presença de ratos (principalmente na sala audiovisual) e a revisão e manutenção das instalações elétricas, pois têm ocorrido constantes quedas de tensão elétrica no espaço físico do bloco C. Sílvia, coordenadora Geral do DCE-UFPa, repassou o informe acerca da realização da Marcha das Vadias no dia 29/04/2013, às 09h00, saindo da Pça. da República, e prestou esclarecimentos quanto ao ENEM e ao SISU dentro do contexto do processo seletivo para ingresso na UFPa. Foi definido pelos gestores da Universidade que o ENEM será único meio de ingresso na Instituição. Como o SISU acarretará numa concorrência direta dos estudantes do nosso estado com estudantes de outras regiões do Brasil, o que dificultará ainda mais o ingresso de alunos do Pará, inclusive fazendo com que muitos tenham como única opção a ida para outros estados, o que gerará mais dificuldades com estabelecimento dos mesmos nesses lugares, a comunidade discente do curso decidiu pela elaboração de uma carta (com o texto a ser aprovado posteriormente) explanando o posicionamento dos alunos de nosso curso. Por fim, foram definidos os membros discentes nas instâncias deliberativas relacionadas ao curso, conforme segue abaixo:

CONFAPsi

1-      Antônio Anderson
2-      Carlos Joaquim Rocha
3-      Cleyber Moreira
4-      Fabiana Silva
5-      Letícia Rodrigues
6-      Luiz Henrique Santana
7-      Luzia da Poça Sousa
8-      Mariane Batista Bitencourt
9-      Thaís Lorena Costa
10-  Thaynara Amorim

Suplentes:

- Fernanda Isobe
- Joel Castro
- Weverton Rodrigues

2º grupo de Suplentes:

- Abraão Melo
- Adrielly
- Rityelly Aline
- Sérgio Ribeiro Ishigaki

CONGREGAÇÃO DO IFCH

  Conselheira Titular: Mariane Batista Bitencourt
  Suplente: Luiz Henrique Santana

CEB

              Conselheiro Titular: Artur Barbedo Couto

CONDIPsi

1º Bloco/Tarde: Sérgio Ribeiro Ishigaki
5º Bloco: Raíssa Brito
6º Bloco: Maiana Reis
7º Bloco: Tereza Cristina
10º Bloco: Michel Oeiras


A Assembleia foi declarada encerrada às 13h57.

Data: 10/06/2013

Às 18h26 da data acima especificada, iniciou-se a reunião ordinária deste Centro Acadêmico de Psicologia. Estiveram presentes os coordenadores Mariane Batista Bitencourt (Coordenadora Geral), Liovanny Alves (Coordenador Financeiro), Cleyber Moreira da Silva (Coordenador Administrativo), Luzia da Poça de Sousa (Coordenadora Cultural), Fernanda Isobe (Coordenadora Cultural), Carlos Joaquim Barbosa da Rocha (Coordenador Acadêmico), Antônio Anderson (Coordenador Acadêmico), Thaís de Souza Nogueira (Coordenadora de Comunicação) e os discentes Sérgio Yukio Ribeiro Ishigaki e Joel Castro. Pontos de pauta: 1- Informes; 2- Solicitações administrativas; 3- Caso Ritielly; 4- MasterCopy (troca de espaço físico); 5- Festa Junina (Infraestrutura); 6- Sala Audiovisual; 7- Definição de data para reunião dos participantes de Psicologia na FeiVest 013; 8- O que houver. A reunião foi conduzida pela Coordenadora Geral Mariane Batista Bitencourt, que iniciou informando que recebeu a convocatória para a reunião da Congregação do IFCH, a ser realizada no dia 13/06/2013, a partir das 09h30. A coordenadora se fará presente, juntamente com o coordenador acadêmico Antônio Anderson (embora este não tenha direito a voto). O discente Joel Castro informou que ocorrerá uma reunião no Hall da Reitoria da Universidade, para definir o posicionamento dos estudantes sobre o ENEM como único meio de ingresso na UFPa. Data e horário serão confirmados posteriormente. Ressaltou também que o IFCH aderiu ao SISU. O coordenador acadêmico Joaquim Rocha informou aos presentes acerca da reunião de análise do retorno do Grupo de Estudos em Psicologia Social. Será na Quarta-Feira, 12/06/2013, a partir das 18h00, em local a ser definido. A coordenadora Luzia Poça informou que, nos dias 11/06/2013 e 12/06/2013, ocorrerá o “Seminário César Leite: Por Verdade, Memória e Justiça”, no Auditório José Vicente Miranda Filho, localizado no Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ). Sobre o ponto de pauta “Solicitações administrativas”, Mariane Bitencourt solicitou que o CAPsi elabore ofícios ao IFCH para que se resolvam os problemas inerentes a iluminação do corredor do bloco C e que seja solucionado o problema da infestação por roedores, no mesmo bloco. A coordenadora cultural Fernanda Isobe solicitou 100 unidades da cota de cópias do CAPsi para divulgar o projeto “Acolhimento de Mulheres, Crianças e Idosos vítimas de violência intra-familiar e sexual – Promovendo os direitos humanos, saúde e cidadania através do apoio e atenção à mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e sexual”. Aprovada liberação por unanimidade. Sobre o ponto de pauta “Caso Ritielly”, Mariane Bitencourt sugeriu que este assunto fosse tratado na Assembléia Geral do dia 14/06/2013, colocado como ponto de pauta na mesma. Sugestão aprovada pelos presentes. Sobre o ponto de pauta “MasterCopy (troca de espaço físico”, Mariane disse que o proprietário do estabelecimento colocou as dificuldades que estão ocorrendo em sua rotina de trabalho, que dificultam seu desempenho e a qualidade do serviço prestado (queda do lucro, preferência de outros alunos e professores por outros serviços de cópia). Foi enfatizado que essa preferência da clientela por outros locais prestadores de serviço se deve justamente ao fato de que o serviço de cópia é de baixa qualidade, pela falta de estrutura para uso de internet, etc. Questão ficou para ser definida na Assembléia Geral do dia 14/06/2013, em conjunto com os estudantes. Sobre o ponto de pauta “Festa Junina (Infraestrutura)”, a data ficou fechada para o dia 28/06/2013, a partir das 18h00. Vendas de bebidas e comidas típicas, bem como as brincadeiras, ficarão a cargo das comissões de formatura. O CAPsi se responsabilizará pelo som, decoração, divulgação e fiscalização da festa. Sobre o ponto de pauta “Sala audiovisual”, foi definido pelos coordenadores presentes que será pedido pelos Conselheiros Discentes de Psicologia na CONFAPSI inclusão desse tópico como ponto de pauta na reunião do Conselho. Sobre o ponto de pauta “Definição de data para reunião dos participantes de Psicologia na FeiVest 2013”, Joaquim Rocha afirmou que a reunião será no dia 17/06/2013, às 12h00, no bloco C. A reunião foi encerrada às 19h50. 

Data: 03/06/2013

A primeira reunião da nova gestão do Centro Acadêmico – CAPSI em movimento gestão 2013/2014 – ocorreu no dia 03 de junho de 2013, às 18hs, na qual estavam presentes os integrantes: Liovanny, Ewerton, Antônio Anderson, Fernanda Neta, Fernanda Isobe, Joaquim, Mariane, Artur, Thais e a discente do curso Ilana. Nesta foram discutidos os seguintes pontos de pauta: 1-) O dia e o horário da assembleia, a qual ficou definida a ser realizada no dia 14 de junho (sexta-feira) às 12hs na sala de aula do bloco ‘c’; 2-) Foi definido como ocorreria o processo da criação da comissão do estatuto, na qual os alunos interessados deveriam procurar a Mariane ou o Artur a fim de se escrever para formar a comissão a qual teria por finalidade reler o estatuto e promover as sugestões de alterações; 3-) Também foi discutido que cada turma deveria ter um chefe de turma para representa-los, sendo feito nesta reunião o modelo de documento a ser entregue nas turmas a fim de que as mesmas escolhessem seus representantes; 4-) Foi definido que no sábado ocorreria a primeira limpeza do capsi a partir das 08hs; 5-) Na reunião também foi pensando acerca das formas de divulgação da assembleia, a saber – documento impresso disponibilizado para ficar em cada sala; e divisão dentre os integrantes para que cada um passasse nas turmas dando o informativo e chamando os discentes a participarem; 6-) Também foi definida a escala dos integrantes da sala do capsi: Segunda-feira de manhã – Artur e Cleyber; Segunda-feira a tarde – Antônio; Terça-feira de manhã – Fernanda Neta (a partir das 09hs; antes desse horário a mesma encontra-se na clínica de psicologia); Terça-feira a tarde – Fernanda Isobe; Quarta-feira de manhã – Ewerton (sala C2); Quarta-feira a tarde – Joaquim (sala C4); Quinta-feira de manhã – Thais; Quinta-feira a tarde – Fernanda Isobe (sala C5); Sexta-feira de manhã – Mariane e Liovanny); Sexta-feira a tarde – Luzia Poça (sala C3); 7-) Por fim, foi feita uma pequena lista inicial com as necessidades mais urgentes para comprar para o Capsi: remédios, absorvente, camisinha (o Artur ficou de verificar a possibilidade dos preservativos serem doados pela SESPA), extensão, creme dental, papel higiênico, tachinhas, lâmpada, clipes e bejamim.Vale ressaltar que os integrantes Luzia Poça, Luiz Henrique e Cleyber Moreira justificaram suas faltas.  


GESTÃO 'PARTICIPAÇÃO'

As Atas da Gestão 'Participação' estão disponíveis no link: https://docs.google.com/document/d/1HRBV3OVXubwCw1OvoUlvrEtgLeYImARxaO_nwlQNtRs/edit?usp=sharing